sábado, 8 de junho de 2013

Compota de Morango

       Quem é que não gosta de uma boa torrada com uma compotinha de Morangos, de amoras ou até mesmo de tomate?!?!?! Creio ser uma coisa que toda a gente gosta, é sempre apetecível, fácil de fazer e ainda por cima evita-se desperdícios de fruta em nossas casa!!!! Suponho que toda a gente, uma vez que seja na vida, já tenha deitado fruta ao lixo porque estava pisada, porque já estava muito passada ou simplesmente porque não se lembrou ou não lhe apeteceu comer. E porque não acabar com isso e dar algum uso a essa fruta. Estes dias, quando fiz o Cheesecake de morango resolvi fazer a compota para a cobertura. Por acaso tinha compota de Morango em casa, mas como tinha morangos no frigorifico e já estavam bastante maduros pus as mãos à obra. 

Receita:


500 g de morangos frescos

400 g de açúcar

50 ml de agua



Num pequeno tacho coloquei os morangos já preparados (limpos e cortados a meio), juntei os 50 ml de água e comecei a aquecer os morango, em lume brando. Ao final de 2 min coloquei o açúcar e deixei cozer cerca de 30/40 min ( até os morangos estarem a desfazer-se e o molho estar espesso). No final, passar a varinha mágica.

P.S: O peso dos morangos é proporcional ao peso do açúcar. Eu prefiro retirar um pouco do açúcar para não ficar extremamente doce e juntar um bocadinho de agua........

Dicas:

  • A vossa composta podem juntar sempre algo mais que complemente o sabor da compota, por exemplo alfazema, hortelã, amêndoas, o que a vossa imaginação disser. 
  • Para que o doce se conserve durante mais tempo e não se estrague com facilidade, é preciso criar vácuo, o que é simples. Para tal, depois de enfrascar o doce, feche-o bem. Coloque num tacho água que cubra metade do frasco e deixe a água ferver durante uns 10 min. Cuidadosamente retire os frascos e coloque, de pernas para o ar, em cima de um pano seco ou de uma tábua de madeira ( nunca em cima de pedra, pois está frias) e deixe arrefecer nesta posição. 
  • Outro aspecto a ter em conta é que os frascos devem ser esterilizados. Para tal pode ferve-los, com as tampas separadas dos frascos, em água, por 15 minutos.


Dificil???? Nem por isso. Agora digam não ao desperdício da fruta e saboreiem a vossa própria compota 

Mais logo colocarei aqui a foto da minha compota...


See ya

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pela sua visita ;)

Espero que goste e que volte mais vezes ;)

=*