terça-feira, 11 de junho de 2013

Costeletas de Porco com Ervas e Alho

    Lá em casa andávamos um pouco cansados de comer porco. Sempre costeletas ou fêveras e sempre grelhadas. Já começava a tornar-se um pouco maçador mastigar e mastigar e sentir sempre o mesmo sabor,  sempre a mesma textura e elasticidade. Resolvi por fim aventurar-me nas profundezas da minha cozinha, enveredar por caminhos ainda não traçado, percorrer túneis obscuros e sombrios para no fim me encontrar. Encontrar-me naquela explosão de sabores, cheiros e texturas. Todos aqueles ingredientes se misturavam num deliciosa e harmoniosa dança sem fim. Definitivamente algo que nos estimula a vontade de continuar a comer e nos causa arrepios na pele. 

Ingredientes:

4 Costeletas de porco
2 Cebola grande, fatiada
3/4 de chávena de Caldo de Galinha (se usarem cubos tipo Knorr, dissolvam previamente em água bastante quente e depois acrescentem ao preparado)
1 1/2 colher de sopa de Salsa fresca picada
2  dentes de Alho, picado
1 colher de sopa de Manteiga
Azeite
Sal pimenta, Manjericão e Oregãos, q.b.

Tempera-se as costeletas de porco com o sal, a pimenta, os Oregãos e Manjericão. Numa tigela mistura-se a salsa picada com o algo e depois coloca-se a mistura por cima das costeletas, viram-se e repete-se o processo.

Numa sertã ( de preferência larga e anti-aderente) coloque uma colher de sopa de azeite e deixe aquecer em lume médio. Quando o azeite se encontrar bem quente distribua as costeletas (ao pousar as costeletas tem  que ouvir o estalido do azeite) e deixe cozinhar por dois a três minutos de cada lado ou até obter um crosta dourada. De seguida retire-as para um prato e reserve.

Na sertão previamente utilizada, coloque outra colher de sopa de azeite e coloque as cebolas, tempere com sal e pimenta e deixe a cozinhar em lume brando durante 8/10 min, até que estas se apresentem caramelizadas. Agora adicione o caldo de galinha  e com uma colher de pau esfregue o fundo da sertã para que as crostas da preparação das costeletas se dissolvam na calda. Coloque agora em lume médio e deixe ferver. Adicione as costeletas ao preparado e deixe-as a cozinhar em lume brando durante 5 minutos. Retire as costeletas para o prato de servir e reserve.

À mistura das cebolas adicione a manteiga, mexa até que a manteiga derreta e desligue o fogão.

Verta a mistura por cima das costeletas!

Sugestão: Pode servir com um arroz simples, salada ou até colocar num pão e fazer umas sandes com esta receita. Em vez de porco, pode usar qualquer outra carne, os temperos combinam bem com tudo!



Espero que desfrutem assim com eu desfrutei :D





Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pela sua visita ;)

Espero que goste e que volte mais vezes ;)

=*