terça-feira, 22 de abril de 2014

Empadão de Carne

Olá a todos,

Como já referi agora estou sozinho em casa, o outro elemento está a trabalhar fora do país, então tenho de planear as minhas refeições melhor.

Cozinho quase sempre na hora de almoço porque saio às 22:00 ou quando estou de folga e cozinho à noite faço sempre bastante a mais por forma a dar para o almoço e jantar do dia seguinte.

Então, embora vá tentando publicar receitas para vocês, será difícil ter a mesma periodicidade de outros tempos, mas darei o meu melhor.

Ontem como tinha de cozinhar o meu jantar, pensei em fazer algo que já não fazia à algum tempo e que me permitia ter almoço e jantar no dia seguinte.

Eu gosto muito do puré feito como deve de ser, mas muitas vezes não tenho o tempo nem a paciência para o processo, então faço batota, compro flocos de puré de batata, para esta receita dois pacotinhos chegam caso usem puré em flocos, senão é bem preciso entre 1 a 1.5 Kg de Batatas, dependendo é claro da vossa travessa.

E cá vai, a minha receita, fácil de Empadão de Carne!


Ingredientes:

500 g de Carne de Vaca Picada
1 Cebola
1 Tomate Maduro, pelado e aos pedaços
3/4 Chávena de Polpa de Tomate
1/2 Chávena de Vinho Branco
1/2 Pimento Vermelho, picado
1 Chouriço Corrente, às rodelas
2 Ramos de Salsa, Picada
1 Colher de Chá de Manjericão Suldouro
1/2 Colher de Chá de Mistura 4 Pimentas Suldouro
1 Ovo batido.
Puré q.b.
Azeite e Sal q.b.

Preparação:

Coloque a refogar a cebola com um fio azeite.

Quando a cebola começar a ficar dourada, coloque o pimento e o chouriço, deixe cozinhar em lume brando por 3 a 4 minutos.

Coloque a carne, tempere com o sal e a pimenta, mexendo sempre, deixe a carne cozinhar até ganhar cor, refresque com o vinho, e deixe cozinhar por mais 3 minutos, ou até o vinho começar a ferver.

Por fim coloque o tomate, a polpa de tomate, a salsa e o manjericão, deixe em lume brando durante 20 minutos.

Enquanto prepara o molho, faça o puré e ligue o forno a 180º.

Quando a carne ficar pronta, coloque cerca de metade do puré numa travessa de barro, espalhando bem, coloque o molho e por fim cubra com o restante puré. Pincele com o ovo batido, leve ao forno por 15 minutos ou até ficar com uma cobertura dourada.

Espero que gostem!

Simples, rápida, fácil e económica, bem ao meu jeito!

6 comentários:

  1. Gosto tanto de empadão, ficou com óptimo aspecto! :)

    ResponderEliminar
  2. Confesso que adoro empadão mas com arroz, puré de couve flor batata nunca gostei acho que enjoei eheheh porque em pequena adorava:)

    Teu tem um aspeto muito requintado:) Gostei.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Vanessa!

      Sim, por isso eu não referi que teria de ser de batata, cada pessoa pode fazer como gostar mais. Eu como não é algo que coma muitas vezes gosto. Mas também acho que com Couve Flor deva ficar uma máximo!

      :)

      Beijos!

      Eliminar
  3. Gosto muito de empadão de carne, está lindo!

    ResponderEliminar

Obrigado pela sua visita ;)

Espero que goste e que volte mais vezes ;)

=*