sábado, 19 de abril de 2014

Pão de Alho

Olá olá!

Sentiram muito a minha falta? :)

Eu realmente tenho tido pouco tempo, e agora estou sozinho em casa, e não dá para criar assim nada de extraordinário, até porque sou só eu a comer! E como daqui a nada estamos no verão não posso abusar (mentira!!) :)

Hoje vou partilhar com vocês uma receita que experimentei ontem.

Fui convidado a jantar na casa de uns grandes amigos meus, e queria levar algo especial, estava honestamente com muito medo desta receita, porque iria levar algum tempo, e eu e "fazer pão"... hum nem sempre resulta.

Como é uma adaptação, eu não sabia como iria correr. Mas devo dizer que nunca pensei que ficassem tão bons, ficaram fofinhos e deliciosos! Fiquei tão orgulhoso!

E cá vai:



Ingredientes:

Massa:

4 Chávenas de Farinha s/ Fermento
2 Pacotinhos de Fermento de Padeiro Vahiné
1 Chávena de Leite
1/3 de Chávena de Manteiga
1/3 de Chávena de Açúcar
1 Colher de chá de Sal
3 Gemas

Cobertura:

3 Dentes de Alho, picado
80 g de Manteiga
3 Ramos de Salsa, picada
Ervas de Provence Suldouro qb.

Preparação:

Comece por colocar uma panela em lume brando com a manteiga e o leite, deixe até a manteiga derreter.

No processador de cozinha coloque os ovos e o açúcar. Bata ligeiramente.

Quando a manteiga estiver derretida, verifique a temperatura do leite, deve estar morno (eu coloquei o meu dedo, vi que estava ligeiramente mais quente que a minha mão, funcionou), adicione uma colher de chá de açúcar e o fermento, mexa ligeiramente e reserve por 5 minutos.

Quando verificar que o fermento está a criar espuma, quer dizer que já está activo.

Coloque este preparado no processador e bata um pouco, seguido da farinha e deixe bater durante 5 minutos, ou até a massa formar uma bola que não cole.

Enquanto, unte uma taça com azeite ou óleo.

Retire a massa do processador, coloque-a numa superfície polvilhada de farinha, forme uma bola.  Coloque-a dentro da taça, espalhe um pouco de azeite por cima, tape com película aderente e coloque num local morno. (eu coloquei dentro do microondas). Deixe a massa crescer durante uma hora e meia ou até ter triplicado de volume.

Enquanto a massa cresce, coloque a manteiga a derreter em lume brando, quando estiver derretida adicione o alho e deixe refogar por 2 minutos.

Quando verificar que a massa cresceu, pressione-a ligeiramente com as pontas dos dedos, retire-a da taça para uma superfície polvilhada de farinha, e forme um tronco com mais ou menos 50 cm de comprimento. Com uma faca, divida a massa em pedaços iguais (ou ligeiramente parecidos como eu fiz) e forme bolinhas. Coloque-as num tabuleiro de ir ao forno untado com óleo. Pincele o topo das bolas com a manteiga e o alho e polvilhe com a salsa picada e as ervas de provence.

Cubra novamente com a película aderente e coloque no microondas (não o ligue) por mais 40 minutos.

Pré-aqueça o forno a 190º.

Leve o tabuleiro ao forno por 20 minutos, ou até ficarem douradinhos.

No final, pode barrar mais manteiga para dar mais brilho.

Espero que gostem da minha sugestão, ficaram húmidos e fofinhos por dentro. São uma óptima entrada, todos adoraram e me pediram a receita.

E com a receita da massa podem fazer diversas entradas com os mais diversos sabores!

8 comentários:

Obrigado pela sua visita ;)

Espero que goste e que volte mais vezes ;)

=*